quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Programa, avaliação, outras informações

 Benvindos ao blog da cadeira de Teoria da Edição. Este será um dos instrumentos de trabalho da disciplina, pela sua informabilidade e fácil acesso. Esta entrada contém: 

I. INFORMAÇÃO DO DOCENTE

II. COMO FUNCIONA ESTE BLOGUE?

III. PROGRAMA

IV. AVALIAÇÃO

V. LIGAÇÃO PARA AS AULAS ZOOM


I. INFORMAÇÃO DO DOCENTE

Rui Zink, rz@fcsh.unl.pt, tel. 916919331 (sim, tenho Whatsapp e facebook) 

Horário de atendimento: por marcação ou quartas entre as 17 e as 18h, por qualquer dos canais disponíveis (gosto do chat do gmail, por conjugar a velocidade da conversa oral com o registo escrito. 


II. COMO FUNCIONA ESTE BLOGUE?

Da forma mais simples: é como um caderno de viagem. O que pomos num caderno assim? Tudo, até folhas secas ou bilhetes para um concerto que adorámos. Coisas para não esquecermos, lembretes, pequenas observações, recortes de notícias que achámos interessantes.

Neste caso, o caderno tem duas faces: 1) é nosso, não individual (embora cada entrada seja assinada), b) sendo da cadeira, é de assuntos relativos a ela.

S.f.f., colaborem. Faz parte do vosso trabalho. POR FAVOR, enviem o vosso mail para vos colocar como co-autores do blogue. Abaixo, a seguir à bibliografia sumária, a ligação para a aula zoom. 

aqui fica (no 'aqui', é prático, basta clicar lá) desde já uma ligação interessante. E fica a pergunta: será mesmo?


(E, como bónus, um enigma:)

GHJKJVJHWURHFKN hjhekjahjiusv. Hlfkenrb fbgjifgbuowem nposp boweunm.
gjsuehsgeys. xfhetwt. Twahkj bkboe. Wkrejabe,wçleo.

Este pequeno texto tem uma gralha. Identefique-a. 


III. PROGRAMA

O. Questões preliminares
0.1. O que é editar?
0.2. Um mundo em mudança
0.3 Economia ou cultura?

1. Um livro é um livro?
1.1. A perspectiva do autor
1.2. A perspectiva do editor
1.3. Outras: livreiro, distribuidor, Estado, media, leitor

2. A natureza da edição
2.1. Livro, jornal, revista – o que edissão
2.2. Coerência interna – a regra do jogo
2.3. Uma actividade comercial ou cultural? 

3. A casa
3.1. Pequeno grande editor
3.2. Marcar a diferença, conhecer o mercado
3.3. Tradutor, revisor, designer, paginador, marqueteiro
3.4 Ciência, arte, lotaria – racionalidade e irracionalidade

4. O jogo dos papéis
4.1. O editing – prós e contras
4.2. A edição crítica
4.3. Do filho de Eça de Queirós a Gordon Lish

5. O Caso da Ameaça Eletrônica
5.1. Do Bubble Gum ao Bubble Blog
5.2. Novos suportes, velhos importes
5.3. Um romance é igual à Enciclopédia Britânica?
5.4. Admirável mundo novo: ibuques, dibuques, amazonas

6. Da edição amadora à edição profissional
6.1. Autor morto, autor posto
 6.2. O contrato do desenhador
6.3. Onde pára o livro?
6.4. Os novos marcadores: grandes grupos, escuteiros, marqueteiros

7. Os parceiros do livro
7.1. Livrarias, alfarrabistas, hipermercados
7.2. A feira permanente
7.3. Prémios literários, importações, exportações
7.4. O Estado, programas de apoio
7.5. Os órgãos de comunicação
7.6. A morte do artista

8. Estudos de caso 
8.1. Companhia das Letras: sete pecados capitais
8.2. O editor de actas
8.3. [A preencher quando soubermos o quê]
8.4. A Booktailors - Consultores Editoriais

9. O futuro do livro
9.1. Do livro electrónico
9.2. Do livro em papel
9.3. Os papéis do livro
9.4. Nada Tudo está por inventar

10. O que quero ler/editar?
10.1. Artesanato ou indústria?
10.2. Arte ou ciência?
10.3. Sonho lindo ou realidade deprimente?
10.4. Publicando the Great American Novel
10.5. O feiticeiro de Oz

Bibliografia geral
 ● BACELLAR, Laura, Escreva seu livro – Guia prático de edição e publicação, S. Paulo, Mercuryo, 2001
● BAILEY, Herbert S., The Art & Science of Book Publishing, Athens, Ohio U.P., 1990
● BARZUN, Jacques, On Writing, Editing, and Publishing, Chicago, CUP, 1986
● BLASSELLE, Bruno, Histoire du Livre, Paris, Gallimard, 1998
● CALVINO, Italo, Se numa Noite de Inverno um Viajante, Lisboa, Teorema, 2000
● DUCHESNE, A., LEGUAY, Th., Petite Fabrique de Littérature, Paris, Magnard, 1984
● ECO, Umberto, O Pêndulo de Foucault, Lisboa, Difel, 1998
● EPSTEIN, Jason ((2002), Book Business - Publishing Past, Present and Future, Nova Iorque: Norton
● ESCARPIT, Robert, Sociologie de la Littérature, Paris, P.U.F., 1986 [1958]
● COSTA, Sara Figueiredo, Fernando Guedes - O decano dos Editores Portugueses, Lisboa, Booktailors, 2012
● COSTA, Sara Figueiredo, Carlos da Veiga Ferreira - Os Editores não se abatem, Lisboa, Booktailors, 2013
● FURTADO, José Afonso, Os Livros e as Leituras. Novas Ecologias da Informação, Lisboa, Livros e Leituras, 2000 
● FURTADO, José Afonso, A Edição de Livros e a Gestão Estratégica, Lisboa, Booktailors, 2009
● GROSS, Gerald (org.), Editors on Editing – An Inside View of What Editors Really Do, Nova Iorque, Harper & Row, 1985 [1962]
● GUTHRIE, Richard, Publishing - Principles & Practice, Londres, Sage, 2011
● JACKSON, Kevin, Invisible Forms, Nova Iorque, St. Martin’s Press, 2000
● LUCAS, Thierry, Le Guide de l’Auteur et du Petit Editeur, Lyon, AGEC-Juris, 1999
● MORFUACE, Pauline, Les comités de lecture, Ecrire et Éditer 3, Vitry, Publ. Du Calcre, Março 1998
● SAAL, Rollene, (The New York Public Library) Guide to Reading Groups, Nova Iorque, Crown Publ., 1995
●SCHIFFRIN, André, O Negócio dos Livros, Rio de Janeiro, Casa da Palavra, 2006

● Outras fontes a consultar: APEL, UEP, revistas literárias, blogs sobre edição e livros na Internet Tedi09.blogspot.com, Blogtailors…


IV. AVALIAÇÃO

Estamos num semestre anómalo, é um facto que temos de aceitar. A participação em aula será infelizmente mais reduzida. 

Participação nos pequenos trabalhos propostos e no blogue: 30%

Trabalho final (5-10 p.): 60%.

Outros elementos: 10% 

Se conseguirem plagiar sem serem descobertos, parabéns. Mas hoje em dia mais cedo ou mais tarde somos apanhados. E se o risco de o sermos antes de a nota da cadeira ser atribuída não é alto, a de um dia se descobrir é grande - e a mancha não sai nem com tira-nódoas. Há muitas vantagens em fazer um trabalho honesto. 

Se não sabem as regras da citação, perguntem ou consultem o sempre útil e divertido Como fazer uma tese de Umberto Eco. Quando a ideia é alheia, atribuam-na; citações literais devem estar destacadas, em aspas ou (se mais de 4 linhas) com espaço. 


V. LIGAÇÃO PARA AS AULAS ZOOM

Tópico: Teoria da Edição 20-21
Hora: 1 out 2020 06:00 PM Lisboa
        Toda Semana Qui, até 5 nov 2020, 6 evento(s)
        1 out 2020 06:00 PM
        8 out 2020 06:00 PM
        15 out 2020 06:00 PM
        22 out 2020 06:00 PM
        29 out 2020 06:00 PM
        5 nov 2020 06:00 PM
Faça o download e importe os seguintes arquivos iCalendar (.ics) para o seu sistema de calendário.
Semanalmente: https://videoconf-colibri.zoom.us/meeting/tZ0tce-vqjgiG9a9gnpHUUYc4GSt9xOZQ9x9/ics?icsToken=98tyKuGhrj0sHdCWuBiFRpx5Ao_oM-3wiHZHjfpcxRjrEwhmVzr1YsVxJutnP-Lh

Entrar na reunião Zoom
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/89066743812?pwd=bTYzTG1ZMUlnQXJ2dEROKzk2UGE1QT09

ID da reunião: 890 6674 3812
Senha de acesso: 818986
Dispositivo móvel de um toque
+351211202618,,89066743812# Portugal
+351308804188,,89066743812# Portugal

Discar pelo seu local
        +351 211 202 618 Portugal
        +351 308 804 188 Portugal
        +351 308 810 988 Portugal
ID da reunião: 890 6674 3812
Localizar seu número local: https://videoconf-colibri.zoom.us/u/klB84Twk4

Ingresso pelo SIP
89066743812@zoomcrc.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Guia de sinais de revisão

Mesmo com o semestre já findado, deixo aqui  este guia bastante completo dos sinais usados na revisão de texto. O  site  Revisão para quê t...