Ana Filipa Leite
Aqui estão duas capas que fiz para dois livros que já têm mais de 100 anos, juntamente com descrições dos processos de criação delas.
1. The
Turn of the Screw, de Henry James (1898)
Quis criar uma capa que transmitisse que The Turn of the
Screw é um livro arrepiante e pesado que tem miúdos perturbadores como
personagens.
Para (tentar) conseguir esse efeito, criei um fundo negro de
aspeto enevoado ou poeirento e ocupei quase a totalidade da capa com o título
da obra, cujos caracteres fiz a partir de retratos de crianças que, a meu ver,
têm um aspeto medonho. A pintura do século XIX tem muitas crianças dessas.
2. Os Maias, de Eça de Queiroz (1888)
Para fazer esta capa, peguei em três elementos textuais da
capa da primeira edição (o nome do autor, o título da obra e o subtítulo) e,
com uma fonte semelhante, coloquei-os na sua posição original.
De seguida, ocupei o vazio na metade inferior da capa com um
recorte da pintura Praia das Maçãs (1918), de José Malhoa. Quis utilizar
um quadro de José Malhoa, contemporâneo de Eça de Queiroz, por ter sido um dos pioneiros
do naturalismo em Portugal e Os Maias ser um romance
realista/naturalista. Quem conhece o livro, e conhecemo-lo todos, identifica o
porquê de eu ter escolhido este quadro em particular, que retrata um jovem
casal heterossexual.
Coloquei ainda outro recorte da pintura como fundo para o
título do romance.
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