Why Is Publishing So White?
É o título de um artigo de opinião publicado hoje pelo NYT, de Richard Jean So e Gus Wezerek. Atenção à rapidez do scrolling no início, não percam o grafismo.
O artigo passa por uma série de aspetos falados na aula de ontem:
- a influência das redes sociais no mercado editorial, que aqui aparece sob efeito da hashtag #PublishingPaidMe, através do qual diferentes escritores partilharam as quantias que receberam em avanço após um celebrarem um contrato editorial, mostrando diferenças consideráveis de acordo com a etnia do escritor;
- a resposta dada por diferentes casas editoriais pela mesma via, através do aumento de publicações por escritores de comunidades marginalizadas, e da reformulação da própria editora, num esforço que pode passar, por exemplo, por prémios literários;
- e, acima de tudo, a importância do berço, focada não no nome, mas na cor.
“It’s amusing to me when publishers say that they follow the market,”
said Ms. McKinney. “They’re doing it because of tradition. And the
tradition is racism.”
Boa leitura. Basta clicar no título do artigo.
João Mourão
Sem comentários:
Enviar um comentário