Programa
1. Da teoria à técnica, da técnica à teoria. 1.1. Aprender fazendo; pensar fazendo. 1.2. Em aula: citar indevidamente Beckett: errar, errar de novo, errar melhor. Errar fazendo. 1.3. O editor como leitor.
2. Projeto: um livro, uma coleção, uma editora. 2.1. Que publicar? 2.2. Quando publicar? 2.3. Como publicar?
3. O domínio da língua - o que é, em termos práticos? 3.1. A tradução. 3.2. A revisão. 3.3. A leitura. 3.4. A edição. 3.4.1. Macro e micro. 3.4.2. A auto-edição antes da edição: não sobrecarregar a paciência alheia.
4. O free lancer: vantagens e desvantagens.
5. Os paratextos essenciais: capa, contracapa, cólofon. 6. Pro-movendo o livro: comunicação e marketing 4. Produção e promoção: o crescente peso do marketing. O paradigma deixou de ser 'fazer livros' para 'vender livros'.
6. Contratos, agentes, agências, feiras, prémios, outros circuitos.
7. Parcerias, sinergias, poupanças e estímulos de energias.
8. Como treinar o sentido de oportunidade? Como navegar entre linhas de força éticas e pragmáticas? Como não «perder o norte»? Táticas e estratégias.
9. O futuro da edição? (Uma coisa é certa: não são em princípio os vossos professores.)
Anexos: Amazon vs. Livrarias A distribuição. Agentes: prós e contras. A edição eletrónica.
Casos: Mamute, Correntes d'Escritas, livrarias etc. (em construçãoi permanente)
Aceito propostas.
Avaliação
Participação (zoom + exercícios) 50% Teste/trabalho final: 50%
Exame de melhoria/recurso - junho, data a indicar.
Proposta de trabalho - projeto.
Bibliografia mínima:
- Calvino, Italo (1979), Se numa Noite de Inverno um Viajante. Lisboa: Dom Quixote, 2018
- Guthrie , Richard, Publishing - Principles & Practice, Londres: Sage, 2011
- Kurowski, , T., Miller, W., Prufer, K. (2016), Literary Publishing in the Twenty-First Century. Minneapolis: Milkweed
- Yager, Fred & Jan (2005), The Publishing Industry. Nova Iorque: Checkmark Books
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