Julia Roveri
Aqui vão algumas ideias:
1. Selecionar, além da sinopse, os trechos mais interessantes da obra e boas fotos do livro. A partir deste material, planejar uma campanha de marketing de forma a divulgar o livro a longo prazo nas redes sociais da editora;
2. Enviar o comunicado de imprensa para jornalistas que colaborem com veículos de imprensa adequadas ao público-alvo. Caso saia alguma resenha sobre o livro, incorporá-la ao plano de divulgação da obra e publicá-la nas redes sociais com um trecho, sempre deixando um link para a compra do livro, com mais informações sobre o mesmo;
3. Prezar pela rapidez em responder aos jornalistas e divulgar resenhas sobre a obra em questão; cultivar uma relação próxima com os jornalistas/resenhistas;
4. Inscrever o livro em prêmios literários. Ainda que não vença a competição, pode ser que chegue às mãos certas, ou seja, a um crítico que se interesse pelo livro e o promova, mesmo que de maneira informal em conversas com amigos — que muitas vezes também pertencem ao meio literário;
5. Firmar parcerias com bookgrammers, booktubers e afins;
6. Se considerar que o livro pode interessar, enviar a obra como cortesia a escritores/revisores/tradutores/professores selecionados e ativos em redes socias/jornais (leia-se: com um número considerável de seguidores que compõem o público-alvo do livro). Caso gostem, às vezes pode acontecer uma divulgação espontânea, ainda que seja um breve story;
7. Marcar presença em eventos onde o público-alvo esteja presente — como feiras literárias, por exemplo — em que se possa colocar o livro em destaque; promover, além do lançamento da obra, eventos similares em que o livro possa ser citado, recomendado e, é claro, adquirido.
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