terça-feira, 30 de março de 2021

 

Exercício 8

 

Brevete de conteúdo de umas aulas de Técnicas de Edição

 

            Numa das sessões passou-se a aula a analisar os contos infantis de quem já os tinha feito. Foram analisadas questões de erros gramaticais, problemas nas construções frásicas, do que era melhor cortar ou adicionar. Deste modo de forma dinâmica os alunos aprenderam com os seus erros e com os erros dos outros. Ficou portanto para saber que é fundamental a revisão do texto, e que se deve fazer o mais possível: escrever é mais fácil que editar, pois editar é um exercício de corte e costura, que visa tornar mais legível e melhor um texto, de forma a superar-se a ingenuidade de pensar que escrevemos bem logo à primeira.

            Noutra aula foram apresentadas todas as leituras de poemas que cada aluno fez por si e, assim, tornou-se uma aula muito produtiva pois aprendemos a conhecer novos autores, ou velhos, e que sejam assim conhecidos. Passaram a ser conhecidos, como o caso da poetisa Angélica Freitas e do seu poema Us enimaos. Houve um pouco de tudo nesta aula e foi toda passada a analisar os trechos sonoros que foram gravados ao ler-se um determinado texto escolhido pelo autor.

            Noutra aula tratou-se de ver e analisar quais os livros escolhidos e qual o critério escolhido para que cada aluno tenha escolhido determinadas obras. Foi uma aula em que os alunos foram, querendo ou não querendo, os visados principais e foi interessante ver a fragilidade e a força da leitura de poemas por tanta gente de seguida.

 

 

                                                                                              Nelson Manuel Alves e Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário

Guia de sinais de revisão

Mesmo com o semestre já findado, deixo aqui  este guia bastante completo dos sinais usados na revisão de texto. O  site  Revisão para quê t...