domingo, 22 de novembro de 2020

7.1. Livrarias, alfarrabistas, hipermercados

Joana Camões Pereira
O livro está a ser vendido como outra mercadoria qualquer. [Há] distribuidoras que parecem mais transportadoras. Tenho visto várias a desaparecer e a correr mal. Não sei, parece-me que o modelo mais pequeno funciona melhor, com o vendedor mais próximo.

Relato de um livreiro anónimo (o Livreiro 4, segundo um estudo da APEL de 2014) que nos leva a pensar, o que é uma livraria? O que é uma pequena livraria?

(Antes de passar para a linha de baixo, reflicta. Imagine tantos espaços quantos conseguir.)




Provavelmente terá pensado num espaço relativamente pequeno, com livros usados ou a estrear (porque não ambos?), preservando as típicas estantes em madeira e as montras que mais do que promover obras, promovem o conteúdo da casa (não é preciso ler o pequena no sentido literal e pensar na Livraria do Simão). Mas, então, e pensou num quiosque? Numa loja de conveniência? Numa bomba de gasolina?! Provavelmente não, mas são todos estabelecimentos em que se vendem livros e, nesse sentido lato (abrangido pela definição no Novo Dicionário de Língua Portuguesa de Fidelino de Figueiredo), são livrarias.

Além das famosas cadeias de livrarias (Bertrand, Almedina...) e da FNAC, entre as livrarias mais facilmente reconhecíveis encontram-se as livrarias independentes (RELI), as livrarias de editoras (como a Cotovia antes do enterro), alfarrabistas; depois papelarias, quiosques, CTT; hipermercados, lojas de conveniência, bombas de gasolina; numa dimensão já digital, livrarias electrónicas (quer das próprias editoras, quer de livrarias; para envios ou venda de e-books) e até mesmo contas no olx, bibliofeira, custo justo (quantas relíquias consideradas perdidas não se encontram desta forma em alfarrabistas que não conheceríamos de outro modo?).

Todas estas fontes são parceiras do livro, permitem a sua difusão e longa vida — para cada espaço, o seu público e, claro está, o interesse na mercadoria tem oscilações grotescas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Guia de sinais de revisão

Mesmo com o semestre já findado, deixo aqui  este guia bastante completo dos sinais usados na revisão de texto. O  site  Revisão para quê t...