sábado, 27 de fevereiro de 2021

O drama existencial do marketing: como mostrar o livro às pessoas?

 Tagiane Mai


Pensando especificamente no mercado digital, investir em metadados pode resultar em uma exposição muito maior do livro – e, consequentemente, em um aumento considerável das vendas – em meio aos inúmeros estímulos que roubam nossa atenção ao navegarmos pelo ambiente virtual.

Os metadados consistem, basicamente, em dados que referem o título, a editora, a capa, a sinopse, as palavras-chave, a ficha técnica (incluindo o nome do/a ilustrador/a, tradutor/a, coordenador/a), a biografia do/a autor/a, e outros comentários sobre o livro. Mas não só isso. Se, depois de publicada, a obra recebeu algum prêmio ou uma crítica positiva em um jornal, por exemplo, essas informações podem ser incluídas no cadastro. Outra estratégia interessante é acrescentar títulos da mesma categoria ou de temáticas semelhantes, bem como outras publicações do/a autor/a.

Assim, quando “jogarmos” uma dessas palavras no mecanismo de busca de uma livraria digital ou mesmo no Google, os metadados trabalharão para que o consumidor “descubra” o livro ou para que determinado título apareça no topo da lista de resultados. Da mesma forma, os metadados possibilitarão a rápida localização da obra no sistema de uma livraria física ou de uma biblioteca.

E já que estamos falando de marketing, trago duas pesquisas que evidenciam a relação direta entre metadados e vendas. A primeira foi feita pela consultora GfK na Alemanha e demonstrou porcentagens significativas de aumento de vendas quando foram acrescentados dados sobre a disponibilidade (82%) e a sinopse (92%) do livro.

Fonte: Metadaten verkaufen Bücher. 

No Reino Unido, a Nielsen também observou um incremento nas vendas quando o cadastro de um livro apresentava todas as informações básicas (o BIC, na imagem a seguir) e também uma imagem da capa.


Fonte: Nielsen Book UK Study: The Importance of Metadata for Discoverability and Sales

E quem pode ficar responsável pela atribuição dos metadados em uma editora? Li em algum lugar que essa tarefa não deve ser delegada ao estagiário... Naturalmente, aquele que conhece melhor o livro será a pessoa que poderá fornecer as informações mais completas sobre ele. Será, portanto, mais uma tarefa para o editor?


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Aproveito para deixar aqui o link para o curso "Marketing 360 graus para o mercado editorial (EaD)", promovido pela Universidade do Livro, que tem se destacado na oferta de cursos de aperfeiçoamento voltados à área editorial. 


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