sábado, 27 de fevereiro de 2021

O Marketing Literário

 Filipe Heath

Como mostrar o livro às pessoas? Simples, redes sociais. Uso o Twitter, Instagram e Youtube desde 2013 como criador de conteúdo literário. São as três redes que uso, no entanto, temos muitas mais onde o conteúdo literário prevalece. Por exemplo, no TikTok (mais especificamente a comunidade BookTok) onde os vídeos de 7 ou 15 segundos sobre livros chegam a milhares de pessoas todos os dias. Tenho vários amigos dos Estados Unidos que usam para promover o seu livro. Não importa se a rede social é maioritariamente crianças de 15 anos a dançar, se soubermos usar, podemos vender milhares de cópias – isto aplica-se a livros em língua inglesa.

Como convencê-las a interessarem-se por ele? Como convencê-las a pensar comprá-lo? 

Partilhar as emoções que o livro nos faz sentir durante ou após a leitura. Recebo várias mensagens, sempre que falo inúmeras vezes com entusiasmo de um livro, que compraram o livro por minha causa. Os meus seguidores ao longo dos anos tornaram-se amigos virtuais e confiam nas minhas opiniões. Ao mesmo tempo, várias pessoas vão percebendo que temos os gostos parecidos então decidem apostar na leitura do livro.

Como não as deixar esquecer que decidiram comprá-lo? Faz-se a simples pergunta: já leste? Se não, partilha mais uma vez a tua experiência de leitura, seja ela positiva ou negativa, e explica o porquê de achares que a pessoa em questão vai gostar do livro. Tens de conhecer a pessoa minimamente e os seus gostos para poder recomendar algo desta forma.

Pior: como fazer sequer com que algumas pessoas (pelo menos, o público-alvo potencial) saibam que o livro existe? Se gostares realmente de um livro, nunca pares de o apoiar. Em dezembro, a minha amiga Diana Pinguincha lançou A Curse of Roses nos Estados Unidos. Ela percebeu que o seu livro não teria lugar nas prateleiras em Portugal (por ser um reconto sáfico do Milagre das Rosas) e decidiu publicar lá fora. Eu comprei no pré-lançamento, fiz inúmeros posts a antecipar a leitura. Quando foi lançado fiz sessões fotográficas, maquilhagens inspiradas na capa e partilhei o meu amor pela importância desta história.

Este mês, a minha amiga Leonor Ferrão lançou um conto (Amor À Primeira Assinatura) e eu comprei no pré-lançamento, fiz sessões fotográficas, falei com familiares e consegui que alguns comprassem e mostrei o orgulho pela Leonor ter conseguido publicar de forma independente. O livro esgotou no primeiro dia.

A moral é: não importa se estiverem sempre a repetir-se, nunca parem de falar nos livros que vocês acreditam que toda a gente deveria ler.

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