1
– Como mostrar o livro às pessoas?
A ideia aqui creio eu ser a de
disseminar o mais possível a existência de um livro – tanto para a editora como
para o autor. Acho que há vários instrumentos que são já utilizados para fazer
isso mas nos últimos anos as redes sociais tornaram-se muito importantes por
fazer chegar o livro ao público potencial.
Também outro fenómeno peculiar creio
eu, parece-me, se tornou mais comum. O de ler os livros depois de ver o filme
de Hollywood. As Cinquenta Sombras de Grey, Millenium, Harry Potter. Se
recuarmos para os anos 90 isso não acontecia, pelo menos com a mesma escala com
que acontece agora. Quase ninguém leu o Senhor dos Anéis (os três livros
massudos), quase ninguém leu o Psicopata Americano que deu origem ao filme do
mesmo nome com o Christian Bale. Ninguém leu, praticamente, o livro que deu
origem ao Clube de Combate, ao Blade Runner, à Laranja Mecânica. Enfim, creio
que até Saramago foi mais lido depois da adaptação ao cinema do seu livro
Ensaio sobre a Lucidez, salvo erro.
Há muitos instrumentos, no entanto,
para fazer chegar o livro ao público: 1) comunicados de imprensa (press
releases), 2) reuniões públicas de apresentação do livro com editor e autor
(sessões de autógrafos), 3) notícias nos (tele)jornais, 4) posters nas
livrarias, 5) críticas literárias (positivas de preferência). Gostava de
acrescentar, como disse ainda há pouco, o papel das redes sociais. Pode
enviar-se uma mensagem ou publicação para todos os seguidores de uma dada
pessoa ou editora a pedir um gosto no anúncio do livro – e aí tudo tem o seu
papel – seja o Facebook, o Instagram, etc. (não conheço todas as redes sociais
existentes, até porque não uso nenhuma).
Sem comentários:
Enviar um comentário