terça-feira, 2 de março de 2021

 

1 – Como mostrar o livro às pessoas?

            A ideia aqui creio eu ser a de disseminar o mais possível a existência de um livro – tanto para a editora como para o autor. Acho que há vários instrumentos que são já utilizados para fazer isso mas nos últimos anos as redes sociais tornaram-se muito importantes por fazer chegar o livro ao público potencial.

            Também outro fenómeno peculiar creio eu, parece-me, se tornou mais comum. O de ler os livros depois de ver o filme de Hollywood. As Cinquenta Sombras de Grey, Millenium, Harry Potter. Se recuarmos para os anos 90 isso não acontecia, pelo menos com a mesma escala com que acontece agora. Quase ninguém leu o Senhor dos Anéis (os três livros massudos), quase ninguém leu o Psicopata Americano que deu origem ao filme do mesmo nome com o Christian Bale. Ninguém leu, praticamente, o livro que deu origem ao Clube de Combate, ao Blade Runner, à Laranja Mecânica. Enfim, creio que até Saramago foi mais lido depois da adaptação ao cinema do seu livro Ensaio sobre a Lucidez, salvo erro.

            Há muitos instrumentos, no entanto, para fazer chegar o livro ao público: 1) comunicados de imprensa (press releases), 2) reuniões públicas de apresentação do livro com editor e autor (sessões de autógrafos), 3) notícias nos (tele)jornais, 4) posters nas livrarias, 5) críticas literárias (positivas de preferência). Gostava de acrescentar, como disse ainda há pouco, o papel das redes sociais. Pode enviar-se uma mensagem ou publicação para todos os seguidores de uma dada pessoa ou editora a pedir um gosto no anúncio do livro – e aí tudo tem o seu papel – seja o Facebook, o Instagram, etc. (não conheço todas as redes sociais existentes, até porque não uso nenhuma).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Guia de sinais de revisão

Mesmo com o semestre já findado, deixo aqui  este guia bastante completo dos sinais usados na revisão de texto. O  site  Revisão para quê t...