Exercício 5.
George Orwell é um autor de incontestável premência, talvez até urgência, de ler num mundo onde cada vez mais a forma curta do texto (refiro-me ao texto jornalístico e de como a imprensa parece querer substituir a literatura) substitui os longos e repensados textos de autores clássicos e mais, digamos, profundos do que George RR Martin ou Stephen King (embora estes usem a forma extensa do livro).
Hoje pululam os cursos de escrita criativa, que através de determinados métodos e exercícios nos fazem estimular a imaginação de forma a escrevermos "melhor", seja lá o que isso for.
Gosto de Orwell e tenho a desculpa de ter saído em 2021 um novo livro de Ensaios cuidadosamente escolhidos pela tradutora e especialista em Orwell Jacinta Maria Matos.
Gosto muito de dragões e de palhaços com dentes mas gosto mais do estilo seco e sóbrio de um autor que usou o formato do ensaio para reflectir sobre problemas quotidianos e, a partir destes, partir para considerações mais universais.
Os dois livros mais conhecidos de Orwell são A Quinta dos Animais - O Triunfo dos Porcos e 1984. Há também bandas desenhadas absolutamente magnificas destes dois livros à venda na FNAC.
Hoje ao desfolhar pela primeira vez o livro de Ensaios descobri que foi Orwell quem cunhou o termo de "Guerra Fria". Não fazia ideia - é daquelas coisas que quem estudou história do século XX acha que existe desde o começo dos tempos.
Aconselho a leitura dos Ensaios e que se dê uma vista de olhos na FNAC por Orwell pois esta tem comercializado recentemente bons textos do autor.
Em baixo deixo o link da notícia de lançamento do livro: https://www.publico.pt/2021/01/24/culturaipsilon/noticia/varias-facetas-george-orwell-nova-coletanea-ensaios-inclui-ineditos-1947714
Nelson Manuel Alves e Silva
Sem comentários:
Enviar um comentário