terça-feira, 2 de março de 2021

Como mostrar o livro às pessoas?

 Raquel Paixão

Para os autores, seus agentes e editoras, o marketing de um livro exige uma série de estratégias que permitam atrair possíveis leitores. É importante ter uma noção do público-alvo do livro que se vai promover e do tipo de perfil que estes leitores têm; ao saber os interesses, gostos e tendências favoritas dos leitores a quem o livro se destina, maior a probabilidade de o livro ser bem recebido.

Com um público-alvo em mente e a obra escrita, um autor pode alcançar uma comunidade de leitores e fornecer uma cópia avançada do livro. Os leitores (muitos dos quais têm milhares de seguidores nos seus blogs) publicam uma crítica sobre o livro e incitam burburinho sobre ele nas suas redes sociais e, consequentemente, o livro acaba por alcançar um maior número de leitores.

De igual importância é dar a conhecer o autor do livro e compartilhar mais detalhes sobre si e sobre a sua obra. Penso que, atualmente, a maneira mais acessível e eficaz de o fazer é através das redes sociais. Criar um blogue, um site, uma página no Instagram, no Facebook ou até mesmo no Twitter permite que se estabeleça uma ligação com outros autores e leitores, ampliando a rede de leitores e seguidores do autor e, naturalmente, das suas obras. Além de entrevistas e comunicados de imprensa, os leitores são também quem faz grande parte da promoção de um livro, nomeadamente em plataformas online.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Guia de sinais de revisão

Mesmo com o semestre já findado, deixo aqui  este guia bastante completo dos sinais usados na revisão de texto. O  site  Revisão para quê t...