Raquel Paixão
Para os autores, seus
agentes e editoras, o marketing de um livro exige uma série de estratégias que permitam
atrair possíveis leitores. É importante ter uma noção do público-alvo do livro
que se vai promover e do tipo de perfil que estes leitores têm; ao saber os interesses, gostos e tendências favoritas dos leitores a quem o livro se destina, maior a probabilidade de o livro ser bem recebido.
Com um público-alvo em mente e a obra escrita, um autor pode alcançar uma comunidade de leitores e fornecer
uma cópia avançada do livro. Os leitores (muitos dos quais têm milhares de
seguidores nos seus blogs) publicam uma crítica sobre o livro e incitam burburinho
sobre ele nas suas redes sociais e, consequentemente, o livro acaba por alcançar
um maior número de leitores.
De igual importância é
dar a conhecer o autor do livro e compartilhar mais detalhes sobre si e sobre a
sua obra. Penso que, atualmente, a maneira mais acessível e eficaz de o fazer é
através das redes sociais. Criar um blogue, um site, uma página no Instagram,
no Facebook ou até mesmo no Twitter permite que se estabeleça uma ligação com
outros autores e leitores, ampliando a rede de leitores e seguidores do autor e,
naturalmente, das suas obras. Além de entrevistas e comunicados de imprensa, os
leitores são também quem faz grande parte da promoção de um livro, nomeadamente
em plataformas online.
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